O Renault Kardian se destacou por apresentar seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens padrão. Obteve 83,41% para Ocupante Adulto, 82,92% para Ocupante Infantil, 47,96% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 83,78% em Assistência à Segurança.

Apesar disso, melhorias na proteção de pedestres e a inclusão de tecnologias como AEB para usuários vulneráveis poderiam elevar a classificação para cinco estrelas.

Por outro lado, o Renault Sandero, Logan e Stepway, produzidos em diversos países da América do Sul, receberam zero estrela. Apesar de oferecer quatro airbags como padrão, o modelo apresentou desempenho insuficiente em testes de impacto frontal e lateral.

A ausência de sistemas avançados de assistência à segurança, como ESC de fábrica e AEB, também contribuiu para a baixa classificação.

O Latin NCAP enfatiza a importância de avanços na segurança veicular, como maior proteção para pedestres e adoção de tecnologias ADAS. Reitera ainda a necessidade de rotulagem obrigatória de segurança por estrelas para que consumidores tenham acesso a informações claras e possam tomar decisões informadas.

Segundo Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, o Kardian estabelece um novo patamar de segurança para a Renault, enquanto o desempenho dos modelos Sandero, Logan e Stepway reforça a necessidade de avanços consistentes em toda a linha da montadora.