O Volkswagen Tera já está em produção na unidade da montadora alemã em Taubaté (SP), com previsão de chegar às concessionárias da marca em maio, com preços entre R$ 100 mil e R$ 138 mil.

O Novo VW Tera foi inteiramente projetado no Brasil, pelo designer brasileiro José Carlos Pavone, trazendo as novas diretrizes de design da marca em âmbito global.

Embora o Tera seja 100% brasileiro, o modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.

Nesse contexto, o VW Tera adota uma dianteira de capô elevado, faróis em full-Led, e linhas laterais musculosas – que tendem a agradar o consumidor brasileiro.

Em relação à iluminação, os faróis FULL LED trazem uma assinatura de iluminação fracionada, que torna a presença do veículo diferencia.

A lateral se destaca com rodas de 17 polegadas, arcos de rodas pronunciados, e coluna C larga – característica de modelos icônicos da marca, como o Golf.

O teto do VW Tera ostenta barras de teto funcionais e opção de pintura bi-tone em preto – no pacote Outfit.

A traseira adota lanteras horizontalizadas interligadas por elemento passivo.

A tampa do porta-malas traseira com luzes de posição e de freio discretas, tampa do porta-malas é curta.

As lanternas contam com efeito luminoso denominado “click-clack”, presente em modelos como Passat e Tiguan.

Por falar em porta-malas, o volume é superior a 300 litros – 10% mais amplo que o do Polo – modelo com o qual compartilha a plataforma MQB-A0.

As dimensões exatas do Tera não foram ainda reveladas pela Volkswagen, mas a montadora revelou que o entre-eixos de 2,56 metros é o mesmo do Polo.

O que implica espaço interno similar, mas com mais espaço vertical no compartimento traseiro.

Mas o Tera conta com um design de painel inovador em relação ao Polo.

Há ainda novidades como três alças de teto, seis airbags (4 no Polo), conectividade USB-C para os passageiros traseiros.

O Novo VW Tera é um modelo considerado o mais importante dos últimos tempos para a marca no Brasil, com o qual a Volkswagen pretende repetir o sucesso do Gol e do Fusca – também líderes de mercado ao seu tempo.

Na gama Volkswagen, o VW Tera ficará posicionado entre Polo e Nivus dentro da gama, sendo o SUV de entrada da marca.

A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar a liderança da VW no segmento de SUVs.

O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a marca alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista.

Motorização
O VW Tera terá versões com o motor 1.0 de 84 cv do Polo, acoplado com transmissão manual.

Haverá ainda o 1-L turbinado, de 116 cv (E)/109 cv (G) e 16,8 kgf·m com câmbio automático de seis marchas.

No total quatro versões.

Pré-lançamento
Na passarela do samba carioca, ele faz primeira aparição em três cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico.

A configuração apresentada no sambódromo – Outfit – se destaca pelas rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED.

O interior adota painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’, pacote ADAS, entre outros.
See you soon
Uma das surpresas do Novo Tera são os chamados “Easter Eggs”.

Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores.

No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila.

Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas.