Por outro lado, a base da T90 é considerada ultrapassada para os padrões atuais do segmento, sendo a mesma utilizada desde 2016 na antiga T60. Portanto, adotar essa arquitetura em uma Amarok totalmente nova e com um ciclo de vida de mercado à frente não seria viável.

Um esboço divulgado pela própria Volkswagen ajudou a revelar esse direcionamento. A imagem mostra uma picape significativamente maior, com linhas quadradas e dianteira robusta, características bastante semelhantes às da Terron. Além disso, destacam-se elementos como colunas retas, teto plano, pilar C levemente inclinado e caçamba integrada à cabine — sem a divisão tradicional que caracteriza os modelos atuais do segmento.

É importante ressaltar que não se trata apenas de uma mudança de nome, pois a nova Amarok seguirá fielmente a filosofia de design da fabricante alemã.
O projeto do modelo está sob responsabilidade do designer brasileiro José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para as Américas.

Com essa nova proposta, a próxima geração da Amarok deverá superar com facilidade as dimensões do modelo atual, que conta com 5,35 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,85 m de altura e 3,09 m de entre-eixos.

Crédito de fotos e informações: ಠ_ಠ, desde México