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Porsche 963 RSP presta adoração ao Count Rossi’s Incredible 917 Racing Car

Porsche 963 RSP Epítome Pontos de sumário

  • A Porsche apresentou o 963 RSP enquanto se preparava para o 93rd 24 horas de Le Mans. É uma instável de vereda do modelo de modelo do sujeito 9R0 Porsche 963 LMDH, com o nome das iniciais do empresário Roger Penske.
  • Mantido por único V8 híbrido de 680 cavalos de potência e 4,6 litros com turbo dobro, o Porsche 963 RSP ganhou algumas gentilezas, incluindo faróis, uma descontinuação adequada à vereda e único interno em pele e alcantara.

Único dia fatídico em 1975

A Porsche desenvolveu o 917 Prototype Racing Car em 1969 e venceu as 24 horas de Le Mans em 1970, bravo uma vez que o Campeonato Mundial de Esportes de 1969 a 1971. Ele ganhou uma notabilidade uma vez que o maior viatura de corrida da Porsche de todos os tempos, todavia igualmente chamou elogios de seu lindo motor de corrida vintage e apartamento.

Todos esses méritos eram bem difíceis de atravessar velo conde Rossi di Montelera (conde Rossi), o princesa de Premuda e o herdeiro do Poderio de Beverage Martini e Rossi, que em 1974 chegou à fábrica de Porsche Zuffenhausen e solicitou uma tradução lícito da vereda do viatura de corrida 917 K. A montadora obrigou -se de humano grado e pegou o chassi 030 do armazenamento para obedecer o fervoroso ambição do conde.

A Porsche jamais fez bem para transmutar o 917 de único piloto hardcore em uma instável mais doméstica (é mal a escrutínio queria, de algum método). Salvo remover algumas barbatanas aero e aditar único silenciador de escape para abster danos auditivos entre os pedestres, o Porsche 917 do conde Rossi é único viatura de corrida genuíno com único fidedigno interno de pele marrom.

Em termos encantados com sua novidade geração única, o conde excluído seu 917 da fábrica de Zuffenhausen para Paris em 1975, onde permanece em sua feitio original até hoje. Mais de 50 anos após, a Porsche está revivendo os dias de nomeada com o 963 RSP.

Porsche 963 RSP celebra o conde Rossi 917

O Porsche 963 RSP iniciou sua bibiografia em uma agregação na treita entre Timo Resch, presidente e CEO da Porsche North America, Thomas Laudenbach, vice -presidente da Porsche Motorsport e Urs Kuratle, diretor de corridas de fábrica na vereda Atlanta.

“Isso realmente começou uma vez que único ‘e se?’ – único projeto de amor por uma garota equipe de entusiastas em Penske e em Porsche, que juntos imaginaram uma tradução do 963 que se assemelhava o mais de perto executável, o psique e a figura do conde Rossi 917”, lembrou Resch.

Os senhores apresentaram o concepção a Roger Penske e Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport. Jamais demorou bem para o quadrilha designar seu projeto após de Penske; Logo, o 963 RSP nasceu.

“Nós desfrutamos de único ótimo relacionamento com a Porsche que remonta a 1972”, disse Roger Penske, presidente da Penske Corporation. “Quando entramos no projeto, as diferenças nas duas gerações de carros de corrida proporcionaram único vasto repto. O que surgiu é único viatura que jamais perdeu nenhuma superioridade e é emocionante, seja na pegada ou na vereda”.

https://www.youtube.com/watch?v=fqvtqz8ua3y

Porsche 963 RSP Powertrain Specs

A sustento do Porsche 963 RSP é único V8 de 4,6 litros que produz aproximadamente 680 cavalos de potência. O Twin-Turbo V8 do 963 RSP foi inspirado no Programa de Corrida RS Spyder, operado por Penske, que conquistou todos os títulos na estrato LMP2 da encadeamento American Le Mans de 2006 a 2008. O mecanismo foi aumentado de 3,4 para 4.6 litros e portanto usado na artefacto limitada 918 Spyder Road Road, e 4,6 e após usados na prodificação limitada 918 Spy ROAD ROAD, que

Enquanto o motor do 918 Spyder foi naturalmente aspirado, o 963 RSP aproveita dois turbocompressores do operário holandês Van der Lee. O 963 RSP V8 possui único eixo de manivela macio com único andamento mais sucinto e único objecto de montagem mais ordinário, o que otimiza o núcleo de seriedade do viatura.

Enquanto isso, os componentes híbridos-elétricos de 800V incluem uma unidade de gerador de motor Bosch montada na fracção traseira (localizada na arca de guizo entre o motor V8 e a transmissão XTRAC de sete velocidades) e uma bateria de subida tensão de 1,35 kWh da Williams Advanced Engineering.

O V8 pode rodopiar para 8.000 rpm visto pela unidade do gerador de motor Bosch, enquanto o motor elétrico pode fabricar 30 a 50 kW em rajadas curtas sem modificar a partida do trem de vontade. No entanto, a Porsche reconfigurou a entrega de força do maneira híbrido para torná -lo mais apropriado para estradas diárias.

Pode jamais possuir único motor Flat-12 de cima estupro, uma vez que o 917, todavia o V8 hibridizado do 963 RSP está o mais adjacente executável para exibir o pedigree de carros de corrida para a rua.

Porsche 963 RSP
O Porsche 963 RSP está equipado com amortecedores DSSV multimáticos. Embora normalmente projetados para protótipos de corrida, os amortecedores do DSSV estão no cenário mais sossegado para único lajeada mais sossegado. A liberação do pavimento igualmente foi ajustada à maior fundura de lajeada executável para costume na vereda. Foto: Porsche Cars North America, Inc.

Destaques externos

A Porsche e Penske Motorsport tinham dois objetivos em mente ao conceituar os atributos do design do 963 RSP: ficar o mais adjacente do viatura original uma vez que inicialmente imaginado velo conde Rossi e pela carroceria para se conselho com o psique do 917.

A equipe de personalização de Sonderwunsch em Zuffenhausen e no Porsche Classic em Atlanta flexionou seus carne criativos e imediatamente começou a trabucar. Eles colaboraram com a Porsche Penske Motorsport para projetar novas aberturas de pára -choque dianteiras e traseiras que permitem que o semblante incluído dos poços da arco escape. As placas de ligamento de carbono da instável de corrida, que normalmente estariam localizadas incluído da asa traseira, podiam ser removidas para o 963 RSP.

A equipe decidiu cromatizar o corpo de ligamento de kevlar e carbono em único entoação de prata de Martini com elementos pretos de cetim. Terminando o visual são rodas de corrida forjadas de 18 polegadas, pneus Michelin com logotipos da idade dos anos 70 nas paredes laterais, único insígnia de esmalte frontal e único aplicativo 963 RSP impressa em 3D na fracção traseira do viatura.

Escantilhão de copo

O interno do Porsche 963 RSP apresenta uma mescla de pele amorenado rente e alcantara, inspirado nas opções originais de aprimoramento feitas velo conde Rossi. O aprimoramento Alcantara foi usado para as almofadas das pernas no poço, bravo uma vez que no envoltório e pilares do tecto. O volante, onde a maioria das funções do automóvel está localizada, foi finalizada em pele.

Apesar de possuir exclusivamente único cadeira para o motorista, a cabine tem semblante condicionado. O cadeira de pele pavimento é equipado com almofadas mais macias e único esteio de cachimónia estável montado na antepara da ligamento de carbono.

O dimensão ao renque do motorista possui único pintura aparado para acolher único laptop (para debutar e agir o viatura), único fone de orelha Peltor e o penacho de embate de carbono personalizado de Penske. Gostamos do detentor da xícara amovível em 3D, único apelação com o qual o modelo 963 LMDH solitário poderia devanear.

Outros complementos incluem uma buzina, vestígios de circuito e único bloco de ferramentas debaixo de estalão que contém tudo o que é importante para debutar, agir e atender o automóvel.

Porsche 963 RSP

Unicamente único para a vereda

O Porsche 963 RSP apareceu nas ruas, perto do rotação de la Sarthe, ao renque do 917 durante o recentemente completado 2025 24 horas de Le Mans. Atualmente, ele está em exibição no Porsche Museum, em Stuttgart, e reaparece no Goodwood Festival of Speed (adstrito com o 917) em julho de 2025.

“Essa foi uma ensaio que ficará comigo por toda a bibiografia”, disse Timo Bernhard, que dirigiu o 963 RSP para sua estréia na vereda. “Gerir uma vereda pública com único 917 ao meu renque – parecia inexistente. O viatura se comportava perfeitamente – parecia um tanto mais amigável e mais perdoador do que o 963 habitual – e parecia super próprio e bem mais confortável, mormente porque eu jamais precisava de todo o meu equipamento de firmeza.”

“O 917 da narrativa idade a cada centímetro de único viatura de corrida – embora único administrado na vereda – e adotamos a mesma abordagem com o 963 RSP”, acrescentou Resch. “Ele usa belos materiais da melhor aptidão disponível, todavia ainda é único viatura de corrida por ordinário.”

Fotos e natividade: Porsche Cars North America, Inc.

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